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VANTAGENS DO SISTEMA QW DE AUTOMAÇÃO


CódigoCategoriaSubcategoriaManual
*****Relés de ImpulsoInterface Digital para Relé de Impulso
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Esta solução apresentada irá diminuir consideravelmente sua mão de obra na instalação do comando de cargas elétricas controladas através de uma placa eletrônica microcontrolada.

A SOLUÇÃO TRADICIONAL
Na solução tradicional é necessário levar pelo menos um condutor bitola 1,5 mm2 (bitola mínima do fio exigida para circuitos de iluminação, de acordo com a norma de instalações elétricas de baixa tensão, a NBR5410), partindo da central eletrônica até cada uma das cargas. Isso, se todas as cargas estiverem ligadas na mesma fase da rede elétrica de corrente alternada, pois você estará usando um único condutor-fase de bitola elevada (maior que 1,5 mm2) chegando até onde se encontra sua central com o módulo de relés convencionais e levando de volta um condutor 1,5 mm2 para cada carga. Do ponto de vista de projeto elétrico essa não é uma boa solução, pois todas as cargas ficam ligadas em um único circuito e protegidas por um único disjuntor. No caso de pane nesse circuito todas as cargas ficam desligadas.
Uma solução mais racional é levar o condutor fase que normalmente chegaria a cada carga (depois de passar por um interruptor) até a central com o módulo de relés convencionais e daí retorná-lo, após passar pelo relé, até a carga comandada. Nesse caso, para ficar enquadrado dentro da norma de instalações elétricas (a NBR5410) é necessário o uso de dois condutores com bitola de 1,5 mm2. Essas duas alternativas, obviamente, permitem o comando da carga somente através da central eletrônica, e assim, não constituem soluções que apresentam segurança e flexibilidade operacional.
A terceira opção utilizando a tecnologia convencional é colocar um interruptor paralelo (ou um paralelo e outros intermediários) de modo a permitir o comando da carga também do local onde ela se encontra instalada. Porém, isso tem um ônus: é necessário levar três condutores de 1,5 mm2 da central eletrônica até cada uma das cargas. Sem contar o fato que ao adotar essa solução passa-se a utilizar os dois contatos do relé: o NA e o NF. Do ponto de vista de capacidade de comutação esses contatos são diferentes, uma vez que o fechamento do contato NA se dá por força magnética, enquanto o fechamento do contato NF se dá por força de mola do relé. O resultado final é que o contato NF apresenta uma capacidade de comutação de carga inferior à do contato NA, o que irá, em muitos casos, comprometer a vida do relé.
Neste último caso tem-se, ainda, outro problema associado: o sistema de comando eletrônico não tem informação disponível sobre o estado em que a carga se encontra, se ligada ou desligada. Para resolver essa questão é necessário colocar um sensor de corrente que monitore a existência ou não de corrente no condutor ligado ao borne central do relé instalado junto à placa eletrônica de comando.
Tudo isso somado, torna desanimador o emprego da solução tradicional.

A SOLUÇÃO QW ELETRÔNICOS
Com o emprego do KIT QW Eletrônicos esses problemas, todos, desaparecem.
Instala-se um Relé de Impulso (QW808 – com efeito memória – ou QW809 – sem efeito memória) junto a cada uma das cargas (essa é a alternativa onde a economia de fiação é máxima). Se for conveniente, essas duas versões de Relés de Impulso são disponibilizadas para instalação em trilho DIN dentro de quadros apropriados.
O acionamento manual do Relé de Impulso é feito empregando-se pulsadores de campainha ou minuteria a partir de tantos pontos quantos sejam necessários. Se esses pulsadores forem dotados de sinalização luminosa (led instalado como acessório no módulo pulsador), ela poderá ser empregada por exemplo para indicar o estado de Relés de Impulso que acionam cargas externas ao imóvel, ou fora do campo visual do usuário. Esse recurso, ainda, poderá ser usado para confecção de quadros sinópticos. A rigor não existe um número máximo de pulsadores com led que podem ser ligados. (Para maiores detalhes veja a documentação pertinente aos modelos já citados: QW808 e QW809).
A conexão entre cada um dos Relés de Impulso e a central eletrônica é implementada através de um único condutor com bitola 0,5 mm2 e isolação para 450 / 750 V (também de acordo com o que estabelece a norma NBR5410). Esse condutor singelo leva o sinal de comando da central eletrônica até o Relé de Impulso e traz a partir do Relé de Impulso até essa central a informação sobre o estado em que o Relé de Impulso se encontra.
Para possibilitar a comunicação entre o Relé de Impulso (que opera em nível de tensão de rede da concessionária) e a placa de comando (que opera em nível de tensão TTL) é necessário o uso da Interface Digital, QW174. Essa lnterface Digital permite que a central eletrônica “saiba” o estado em que o Relé de Impulso e não a carga, se encontra e assim possa executar uma operação de ligar ou desligar, quando for o caso.

 

 


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